Sobre o Instituto Cultural Santos=Dumont


O Instituto Cultural Santos=Dumont (ICS=D) é uma associação civil, sem fins lucrativos, idealizada em 2002 por Marcos Villares e Henrique Lins de Barros. Villares é sobrinho-bisneto de Santos=Dumont, enquanto Lins de Barros é um físico, biofísico, escritor, divulgador científico, músico e o maior biógrafo de Santos=Dumont. A ideia de fundar o instituto surgiu da vontade de preservar e divulgar a memória de Santos=Dumont, assim como a história da aviação e de seus pioneiros.

Os objetivos do ICS=D incluem promover a preservação e divulgação da memória de Santos=Dumont, desenvolver projetos que promovam o ensino de ciências para alunos do ensino fundamental e médio, constituir um centro de documentação e informação para preservar e divulgar acervos históricos relacionados à história da aviação, realizar o levantamento e o inventário da obra de Santos=Dumont e dos pioneiros brasileiros da navegação aérea, além de desenvolver e executar projetos culturais e artísticos.

A história do ICS=D também está ligada a um evento específico: o lançamento do livro “Uma Alegria Selvagem” de Bia Hetzel, em 2002, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Durante esse evento, Marcos Villares conheceu diversos editores, incluindo Fortunato, um piloto da FAB que tinha um livro de caricaturas de Santos=Dumont. Durante a conversa com representantes da editora Adler, surgiu a oportunidade de criar o logo para o Instituto, o que acabou sendo aceito por Villares após alguma hesitação inicial.

Assim, o ICSD foi fundado com o propósito de preservar a memória de Alberto Santos=Dumont e promover o ensino de ciências, especialmente para crianças.

Comentários

Postagens mais visitadas